sábado, 31 de janeiro de 2009

ALERTA PARA OS QUE FUMAM!

VOCÊ É FUMANTE?
Pois eu estou fazendo essa matéria para dar mais um alerta aos fumantes, para que eles parem de praticar esse péssimo vício! Eu fiz uma entrevista com a doutora Alice Helena Rosante Garcia, e ela nos alertou de muitas coisas que muitos não tem nem idéia que isso é “capaz”.
Fique ligadoª nessa entrevista...Você que fuma, tem a consciência de não fumar dentro de lugares fechados? Você fumante, tem filhos, esposa, ou marido, que mora junto a você, e você fuma dentro de casa? Então preste atenção, pois sua família que mora junto a você, pode estar prestes a ter vários problemas de saúde!
1- O que é exatamente um fumante passivo?
Fumante passivo é a pessoa que não fuma mas freqüenta ambientes de fumantes e aspira a fumaça exalada por eles.Pode ser no trabalho, restaurantes ou mesmo em casa. Com as novas leis os fumantes estão sendo segregados e isso melhorou muito felizmente.
2- O fumante passivo pode ter problemas de saúde por aspirar a fumaça ou coisa assim? Quais são esses problemas?
O fumante passivo inalando a fumaça do ambiente, está se intoxicando tanto ou até mais que o próprio fumante.Com o tempo ele pode apresentar as mesmas doenças de um fumante, que são problemas circulatórios, cardíacos, pulmonares, tumores malignos etc. Nas caixas dos cigarros os fabricantes são obrigados a colocar os males do hábito de fumar.

Mas não são somente os fumantes passivos que podem ter sérios problemas; os fumantes também vão ter muitos e muitos problemas de saúde. Preste atenção...

1- Quais são os principais problemas que o cigarro traz para o fumante?
Os principais problemas que geralmente os cigarro traz para o fumante são:Enfisema pulmonar, bronquite crônica, edema agudo de pulmão, infarto do miocárdio, trombose, embolia, aborto, câncer de mama, bexiga, estomago, pâncreas, pulmões, pleura, boca, garganta, língua, pele, etc...
2- É verdade que o cigarro envelhece o fumante?
Verdade verdadeira, os componentes do cigarro (são mais de 300), diminuem muito a elasticidade da pele, favorecendo o aparecimento de rugas e manchas na pele.
3- Existem pastilhas que fazem com que o fumante que chupá-las acabe com o vício de fumar. Essas pastilhas funcionam?
Sim existem pastilhas (como chicletes) e adesivos que contem nicotina que ajudam o fumante a se libertar do vicio favorecendo sua recuperação. Há também pílulas inicialmente usadas como antidepressivos que depois se descobriu que tem a capacidade de eliminar a vontade de fumar facilitando o abandono do vicio. Mas esses recursos isolados não resolvem o problema, é necessário que o fumante QUEIRA parar de fumar. Se não houver essa determinação, nenhum recurso será eficaz.

DICA: Veja através do site www.oncocamp.com.br, um link para o INCA (instituto nacional do câncer, com sede no Rio), que fala dos males do cigarro e das campanhas que existem no Brasil para ajudar os fumantes a abandonarem o vicio.

Essa matéria foi feita por: Giulia Marcuccio BucheroniAs questões foram respondidas por: Alice Helena Rosante Garcia