sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bullying, uma brincadeira sem graça !

Hoje em dia muitos dizem que virou moda a prática e a discussão do bullying.

 Mas porque a prática do bullying é tão perigosa, e porque ela continua no dia - a - dia da sociedade mesmo sendo tão discutida na mídia, nas escolas e em palestras ?

  • O que é bullying ?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais,
verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos
contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra
inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação
em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação,
humilhação e maltrato.


  • Onde pode ser praticado ?
Essa prática  pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.


  • Quais são as possíveis concequências ?
 Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.


  Essas informações retiradas do site da revista escola / editora abril; mostram como a prática do bullying pode trazer sérias concequências tanto para a vítima quanto para o agressor.
   Esperamos que o bullying acabe o mais rápido possível, proporcionando uma vida sadia para os jovens do futuro, e evitando até mesmo, grandes tragédias como a de Realengo, RJ; onde um atirador de 23 anos na manha do dia 7 as 8:30 da manha, matou 11 crianças e depois se suicidou. Muitos dizem que Wellington Menezes ( o atirador ) havia sofrido bullying quando criança.

      Fontes: http://www.revistaescola.abril.com.br/
                  http://www.g1.globo.com/