domingo, 8 de março de 2009

CONHEÇA UM POUCO DA ALIMENTAÇÃO DO SEU CACHORRO...

ACOMPANHE ESSA ENTREVISTA FEITA COM UMA ENGENHEIRA DE ALIMENTOS QUE TRABALHA COM RAÇÕES E TIRE SUAS DÚVIDAS!


1.Quais são os tipos de rações existentes para gatos? E para cachorros?
As rações, ou alimentos completos, são classificados como: Básico, Ecomônico, Premium e Super Premium, de acordo com “Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação” (ANFAL PET).
A principal diferença entre eles é a qualidade de sua matéria prima e sua digestibilidade. Digestibilidade é o quanto do alimento ingerido foi realmente aproveitado pelo animal: de tudo o que ele comeu, o que foi absorvido pelo seu organismo (o que não é aproveitado é eliminado pelas fezes).
Além disso, os alimentos completos para cães e gatos se dividem em secos e úmidos
No Brasil a maior parte do mercado é de produtos secos; já na Europa, o alimentos úmidos têm uma parcela muito maior do mercado. É muito comum também oferecer para seu animal uma mistura de alimento seco e úmido.
Também existem linhas de produtos para animais com necessidades especiais, como para animais sensívei, para animais que vivem em apartamento, para animais acima do peso e também para aqueles que precisam de muita energia.

2. Como sabemos, todos os pacotes de ração da PEDIGREE estão com a informação: para filhotes, para adulto... Você acha importante que o dono siga as orientações tendo um filhote por ex. e comprando ração própria para filhote? O animal corre riscos se comer uma ração não apropriada para a sua idade?
É importante sim que os donos ofereçam para seus animais o produto adequado. Esses produtos foram estudados e desenvolvidos para suprir as necessidades de cada animal, em função de cada fase da sua vida, de seu estilo de vida, de seu porte.
Alimentando seu animal com um produto diferente do adequado, o dono pode estar oferecendo nutrientes a mais ou a menos do que o ideal.
Também é importante seguir a recomendação da quantidade de alimento que deve ser oferecido ao seu animal ao longo do dia.

3. As rações e petiscos são de vários sabores. Quais são os sabores mais “exóticos”, “diferentes”?
A cada dia surgem novidades no mercado. Existem produtos que refrescam o hálito, que contém eucalipto, menta e salsa. Outros petiscos são sabor churrasco e o à base de tutano.
Algumas empresas comercializam como petisco algumas partes do boi que não são aproveitadas para o consumo humano, como orelha desidratada, rins desidratados, bexiga desidratada... Exótico, não?
4. Antes de ser vendida, existe um processo de experimentação? Como esse processo funciona?
Cada produto é desenvolvido baseado na nutrição e bem-estar de cada animal. Por isso além de completo e balanceado, o alimento deve ser gostoso! Para saber se os animais (cães e gatos) realmente gostam de PEDIGREE, WHISKAS e demais produtos produzidos pela MARS, e se preferem nossos produtos aos da concorrência, temos um “time” de cães e gatos que provam os produtos. É muito parecido com os testes feitos com gente, experiementar e escolher o produto preferido. Como os animais não podem falar, sabemos o produto que eles preferem, pela quantidade que eles comem de cada um.
5. Qual é o objetivo da nova campanha “ADOTAR É TUDO DE BOM”. Quem a criou? A campanha consegue ou conseguiu chegar ao seu objetivo?
PEDIGREE acredita que todo cão merece um lar feliz, por isso lançou a campanha “Adotar é Tudo de Bom” em todo o mundo! No Brasil a campanha ajuda a conscientizar a população sobre as causas do cão sem lar, a posse responsável, além de ajudar a encontrar lares para cães abandonados e ajudando ONGS protetoras de animais abandonados. No site da campanha (www.adotaretudodebom.com.br) é possível conhecer histórias com final feliz, descobrir como ajudar e também fazer um teste para saber se você está preparado para adotar um cãozinho.

6. A PEDIGREE fabrica “petiscos” como os Biscrok... Todo o animal é facinado por esses petiscos. E para todos os donos que ja se perguntaram isso: os petiscos são como sobremesas para o animal? É certo ensinar o animal a base de chantagem (senta e eu te dou um biscrok). O petisco foi feito para isso?
O petisco é uma maneira de estreitar a relação entre o cão e seu dono.
Dar um petisco para seu animal é uma maneira de agradá-lo ou recompensá-lo por um bom comportamento. O petisco não é uma maneira de chantagear o animal, mas sim de reforçar um ensinamento ou comportamento bom. Se você ensina seu cão a sentar, ele obedece e recebe um petisco na sequencia, ele vai saber que fez uma coisa boa. Da mesma forma que se seu cachorro late muito para chamar a atenção, e você dá um petisco para que ele pare, ele vai entender que é bom latir e vai ser cada vez mais inconveniente com seu latido.

MARIANA JUNQUER.