sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

REFORMA ORTOGRAFICA

Como todos sabem, na nossa ortografia ocorreram mudanças, e essas mudanças estão nos deixando loucos não é?

Para você não ficar com dúvida, leia essas informações retiradas do site: folha online.


HÍFEN - Não se usará mais:1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"


TREMA - Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados


ACENTO DIFERENCIAL - Não se usará mais para diferenciar:1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)


ALFABETO - Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"


ACENTO CIRCUNFLEXO - Não se usará mais:1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"


ACENTO AGUDO - Não se usará mais:1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem


GRAFIA - No português lusitano:1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"


Agora acompanhe uma pequena entrevista feita com a professora de português Gislaine, e veja o que ela acha dessa reforma...



Professora,
Como você pode acompanhar, ouveram muitas mudanças na nossa ortografia, como a retirada do hífen, trema, acento agudo, acento circunflexo, acento diferencial, e a inclusão das letras "k" "w" "y".
Eu quero saber o que você achou dessas mudanças; necessárias, desnecessárias, e porque.

Creio que essa mudança foi desnecessária. A justificativa que foi dada é de padronizar a língua, mas não creio que isso se dará apenas com as mudanças que foram feitas se pensarmos na questão do vocabulário, que não será padronizado. Veja só um exemplo, em Portugal pegar uma BICHA é pegar uma FILA no vocabulário do brasileiro, CAMISOLA é CAMISETA, e tantas outras diferenças que complicam mais o entendimento do que um simples acento( não me refiro ao acento diferencial). Até mesmo no território brasileiro há diferenças vocabulares. Mandioca é conhecida também como aipim ou macaxeira.


Por ser professora, você sentiu que seus alunos tiveram dificuldades?

Ainda é cedo para se afirmar isso, uma vez que até 2012 nenhuma instituição de ensino poderá cobrar as novas regras de seus alunos. Mas sinto que há muitas dúvidas.

Você acha que é importante as pessoas, memorizarem, e aprenderem as novas características da nossa língua?

As novas regras já foram aprovadas por lei, então não só é importante, mas é um dever que até 2012 todos saibam como aplicar as novas regras no dia-a-dia.