quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Paz no futebol - rivalidade sem respeito resulta em tragédia


As rivalidades são sadias enquanto alimentam a disputa esportiva e levam atletas e torcedores a se manifestarem de forma respeitosa em relação aos clubes que defendem tanto quanto no que tange as outras equipes. A partir do momento em que deixa de existir o respeito pelo próximo em função de nossas paixões clubísticas, perdemos qualquer razão e nos deixamos levar, muitas vezes, para situações que são constrangedoras, embaraçosas e, em alguns casos, até mesmo trágicas.
As constantes agressões sofridas por torcedores, o embate entre fãs mais exaltados, as mortes ocorridas em estádios ou mesmo os xingamentos usuais devem ser abolidos do esporte. As brincadeiras existem e fazem parte de uma relação que pode ser considerada natural desde que não ocorram os excessos. Torcer a favor do futebol e do esporte em geral, seja por qual clube for, deve continuar sendo o nosso grande propósito, mas sem falta de respeito com os outros times.


Com esse trecho retirado do texto "Lições de um esporte bretão

Aprendendo tolerância a partir do futebol" (site - http://www.planetaeducacao.com.br/ ) podemos perceber e refletir que a rivalidade entre os times (torcedores e jogadores) é sadia mas é preciso de um limite. Hoje em dia ouvimos muitos casos de violência nos estádios causada pela loucura de torcedores pela vitória de seu time; loucura essa que provoca brigas, discussões... (essas causadas pela provocação gerada exageradamente).


Nós torcedores temos SIM que cantar, empurrar, torcer e vibrar pelo nosso time mas não precisamos ser mal educados de modo que possamos gerar provocações e brigas.
Podemos SIM ter a rivalidade entre um time e outro, mas uma rivalidade sadia sem desrespeitar ninguém em nenhum momento!
Para que botar em risco sua vida e a de outras pessoas com uma mera brincadeira de mal gosto. Com bom senso, um pouco de reflexão e paciência com a torcida rival você irá assistir muitos jogos e voltará seguro todas as vezes além de ter torcido muito e vibrado pelo seu time!

Para ter diversão e não correr riscos, basta ter paciência e respeito com a torcida rival!

Se nós torcedores melhorarmos nesse aspecto, jogos como Guarani x Ponte Preta -
Corinthians x São Paulo - ... serão emocionantes e muito seguros!

Reflita e garanta sua proteção e diversão nos estádios!