terça-feira, 3 de março de 2009

POR TRÁS DAS CÂMERAS

Sabe aquele jornal que você recebe toda a manhã, ou aquela coisa chamada TELEVISÃO, que é só liga-la e escolher o canal ,que você consegue ficar antenado em tudo o que aconteceu o dia todo em apenas minutos? Pois é, para a gente é fácil, mas você já pensou na vida de quem te da essas informações? A vida do jornalista é muito corrida, siga essa entrevista com a professora e jornaista Lara Medeiros Belette.

Professora,

1- Dizem que ser repórter de jornal, dá mais trabalho do que ser repórter de TV. Isso é verdade? Por quê?

Acredito que cada seguimento tem seu grau de dificuldade e de emoção, não acho que um dá mais trabalho do que o outro, a maneira como se escreve ou fala vai ser diferente, pois na TV o telespectador está vendo a pessoa e as imagens falam junto com o repórter, a imagem é tão importante quanto o que o repórter está falando.
Já no jornal impresso, o texto precisa ser claro e bem escrito evitando os erros de português, o jornalista pode contar com um recurso visual, como gráfico, fotos, mas o texto precisa ser bom para que o leitor entenda o assunto ou fato.


2- Para uma reportagem ou uma notícia ser anunciada no jornal, ela tem que ser escrita e reescrita várias vezes? E para anunciar um reportagem na TV, os jornalistas também tem que escrever e reescrever?

Seria muito bom se os jornalistas tivessem tempo para escrever e reescrever uma matéria, mas a correria de um jornal não permite fazer isso, o jornalista tem um tempo para colher as informações, redigir a matéria e enviar para a edição e daí ser rodado o jornal. Na TV muitas vezes o repórter entra ao vivo, ele escreve o texto rápido e tem que decorar muitas vezes, para aparecer da televisão no horário determinado.
Então é só escrever e se tiver erro, não tem como corrigir. Por isso o jornalista precisa dominar muito a língua portuguesa.



3- Qual a diferença entre REPORTAGEM e NOTÍCIA?

A notícia é mais simples, menos elaborada, conta um fato ocorrido e não oferece explicação e nem várias fontes para comprava-la. São assuntos mais corriqueiros, do dia-a-dia que vão para as notícias.
Já a reportagem é mais elaborada, o jornalista deve pesquisar mais, entender do assunto, trazer várias fontes para mostrar todos os lados do fato ou do tema, muitas vezes precisa mostrar documentos que comprovem o que está falando e entrevistar as pessoas envolvidas. As fotos sempre ajudam na reportagem! Já as notícias nem precisam de foto.




4- Hoje em dia com tanta tecnologia, ainda há o uso do papel e da caneta como um rascunho?

Com certeza, o jornalista não sai sem um bloquinho e uma caneta para fazer anotações.


5- Para ser um bom jornalista, a pessoa tem que conhecer exatamente o que? (língua portuguesa, computação...).


Para ser um bom jornalista a pessoa precisa ter visão global das coisas, entender de assuntos como política, futebol, economia, sociologia, saber sobre a história, entender que os assuntos e temas não são isolados que eles se interligam. Um bom jornalista está antenado, “pescando” as boas informações, investigando o que é necessário para a população saber.
O bom jornalista precisa entender que a informação é valiosa e precisa ser colocada para a população de forma clara, para que entendam o que está acontecendo e de forma imparcial, pois é o leitor quem vai tirar suas próprias conclusões, o jornalista não pode ser tendencioso, precisa mostrar os vários lados dos fatos.
A língua portuguesa e a computação são coisas que qualquer jornalista precisa saber, o bom jornalista vai além disso!


6- Os jornais são diários; e eu sempre faço essa pergunta : O jornal de amanhã avisa tudo o que aconteceu hoje e o que acontecerá futuramente. Para o jornalista escrever TUDO o que aconteceu hoje, mandar para a imprensa, para o jornal ser impresso e ser entregue, que horas o jornalista escreve as suas matérias?


(risos) às vezes nem eu sei! É tudo muito corrido Giulia, por isso vemos tantas matérias com erros de digitação, erros feios de português, pois o jornalista não tem tempo de revisar o que escreveu. Mas nem TUDO vai para o jornal, o que vai para o jornal são matérias de interesse público, as importantes. Para saber se um assunto é importante e de interesse público fazemos essa pergunta. Isso é importante para a população? Eles precisam saber desse fato? Vai mexer no dinheiro deles? No emprego? Vai sensibilizar a população para ajudar outra parcela da população? Entre outras perguntas.
Assim fica mais fácil de saber o que é de interesse público!

Professora Lara Medeiros Belette